domingo, 23 de novembro de 2008

Geleiras Subterrâneas Descobertas em Marte


A nave MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) da NASA detectou vasta geleira encoberta por uma camada de fragmentos de rocha em latitudes bem inferiores às até agora identificadas.

Cientistas analisaram dados do radar de penetração da nave e divulgaram o assunto em 21 de novembro na revista Science. As geleiras subterrâneas se estendem por dezenas de milhas desde a borda de montanhas ou colinas. Uma camada de rochas fragmentadas cobrindo as geleiras pode tê-la preservado como remanescente de uma camada de gelo que cobriu médias latitudes durante a última idade do gelo marciana. Esta descoberta é similar às massivas geleiras que têm sido detectadas sob camada rochosa na Antártida.

As geleiras se situam na região conhecida como Hellas Basin, no Hemisfério Sul de Marte, porém, estruturas semelhantes foram detectadas pelo radar também no Hemisfério Norte marciano.

Este, e demais achados de água sob a forma de gelo em Marte, tornam cada vez mais possível, a médio prazo, o estabelecimento de bases habitadas em Marte, e até mesmo fortalece as teorias sobre terraformação em outros planetas.

É interessante observar que essa descoberta já havia sido "prevista" pela ficção científica no filme Total Recall, em 1990, estrelado por Arnold Schwarzenegger. No final da estória, enormes geleiras subterrâneas são vaporizadas por um mecanismo e liberam em Marte oxigênio e vapor d'água suficientes para modificar a atmosfera do planeta e torná-la respirável.

A Mars Reconnaissance Orbiter é uma nave construída com equipamentos específicos cuja missão é encontrar e mapear água/gelo no planeta vermelho.