segunda-feira, 7 de julho de 2008

Furacão Bertha, O Primeiro da Temporada

Dentro das previsões do NOAA-NHC, a tempestade tropical Bertha passou a categoria de furacão nesta segunda-feira. É esperado que Bertha atinja a categoria 2 na escala Saffir-Simpson na tarde de hoje, com ventos entre 154 e 177 Km/h.

Bertha vem se deslocando pelo Atlântico Central a cerca de 25 Km/h e, de acordo com as previsões, não deve passar pelas ilhas do Caribe, ameaçando apenas as Bermudas, caso mantenha a trajetória calculada para os próximos 5 dias.

O desenvolvimento do furacão pode ser acompanhado pela imagem do artigo anterior, que é atualizada em tempo real juntamente com o NOAA-NHC.

As previsões não falam em maior fortalecimento de Bertha além da categoria 2 e seu curso atual não demonstra que vá atingir áreas em terra (com excessão das Bermudas, como já dito), porém, o acompanhamento desse primeiro furacão da temporada pode nos dar uma idéia de como se comportarão futuras tormentas tropicais no Atlântico. Caso haja um comportamento inesperado de Bertha, devido às temperaturas oceânicas da área, o furacão pode se fortalecer e vir a alcançar a Costa Leste norte-americana e canadense.


Nenhum comentário: